quinta-feira, 18 de outubro de 2007

É a memória do universo!

Enquanto a Phys. Rev. Focus continua igual, a PRL tem um artigo que valeu a pena ler: "Non-Markovian Effects on the Dynamics of Entanglement", por B. Bellomo, R. Lo Franco e G. Compagno. Neste artigo, os autores fazem algo extremamente elegante e bonito, com uma clareza de impor respeito! Eu me deleitei com a leitura de um assunto extremamente instigante: eles provaram que dois qubits, sem interagirem entre si, cada um acoplado localmente a seu ambiente, inicialmente emaranhados, podem ter um revival de emaranhamento, mesmo sofrendo morte súbita de emaranhamento! A condição é que cada par qubit + ambiente seja independente do outro par. Não há um ambiente comum a ambos. Eles fizeram um exemplo analiticamente solúvel, aplicável ao caso de um par de átomos de dois níveis, cada um em uma cavidade ressonante vazia, à temperatura zero. É incrível: a concorrência de Wooters fica zero (morte súbita) e, depois de um tempo, volta a assumir valores positivos! Claro, este comportamento depende de certos valores de parâmetros e, aposto, da distribuição espectral do reservatório (que eles tomam como uma lorentziana). Há muito o que aprender lendo este artigo, eu o recomendo fortemente!
Também na PRL, embora não seja de meu interesse, se usasse chapéu, eu o tiraria perante o artigo "Optical Dilution and Feedback Cooling of a Gram-Scale Oscillator to 6.9 mK", por Thomas Corbitt, Christopher Wipf, Timothy Bodiya, David Ottaway, Daniel Sigg, Nicolas Smith, Stanley Whitcomb e Nergis Mavalvala. Esses caras conseguiram refrigerar um espelho de um grama a 6.9 mK! Isto é achievement! Eles usaram a chamada realimentação ativa.
Ainda na PRL, tem um artigo sobre como proceder para gerar emaranhamentos macroscópicos de fótons: "Efficient Generation of Large Number-Path Entanglement Using Only Linear Optics and Feed-Forward", por Hugo Cable e Jonathan P. Dowling.
Na PRA apareceram vários artigos que turned me on. Vamos começar com "Casimir-Polder interatomic potential between two atoms at finite temperature and in the presence of boundary conditions", por R. Passante e S. Spagnolo. Este artigo me chamou a atenção porque me lembrou nostalgicamente o tempo em que eu pesquisava teoria de colisões atômicas frias; mas já passou...
Outro artigo é "How state preparation can affect a quantum experiment: Quantum process tomography for open systems," por Aik-meng Kuah, Kavan Modi, César A. Rodríguez-Rosario e E. C. G. Sudarshan. Este artigo, assim como o anterior, está na parte de conceitos fundamentais, mas é relevante para quem estuda computação e informação quânticas. Também envolvendo medidas, há o artigo, desta seção também, "Uncertainty relations for positive-operator-valued measures," por Serge Massar. Este artigo gira em torno da diferença entre a geração de ruído quando se faz um POVM e uma medida de von Neumann. Eu realmente não entendo muito disso; quem sabe eu devesse ler este artigo e aprender algo. Maybe...
Por hoje é só, pois ainda falta um bocado da PRA que não olhei, mas já temos uma boa coletânea por hoje.

Nenhum comentário: