Nada mudou de sexta até agora na Phys. Rev. Focus. Na PRL, saíram alguns artigos sobre mecânica estatística, mas que não são de nosso interesse.
Na PRA, Rapid Comm. de quantum info, apareceu o artigo: "High-fidelity ion-trap quantum computing with hyperfine clock states," por L. Aolita, K. Kim, J. Benhelm, C. F. Roos e H. Häffner. Os autores dizem que, usando esta proposta, pode ser possível atingir o limiar de tolerância a faltas (fault-tolerant threshold) em portas lógicas para computadores de íons aprisionados.
Para quem gosta de transição quântica de fase, tem este artigo regular, na seção conceitos fundamentais: "Disentanglement of two qubits coupled to an XY spin chain: Role of quantum phase transition," por Zi-Gang Yuan, Ping Zhang e Shu-Shen Li. Dizem investigar a dinâmica de desemaranhamento, analítica e numericamente, além de analisar o scaling behavior na dinâmica. Bom para quem gosta!
E eis que temos also sobre teletransporte: "Teleportation of qubit states through dissipative channels: Conditions for surpassing the no-cloning limit," por Sahin Kaya Özdemir (na verdade, é Sahin com S-cedilha), Karol Bartkiewicz, Yu-xi Liu e Adam Miranowicz. O negócio deles é estimar limites de fidelidade para teletransporte através de canais dissipativos.
Para quem tem ânimo de estudar qudits, tem também: "Implementation of quantum operations on single-photon qudits," por Bing He János A. Bergou e Zhiyong Wang. Estes autores mostram que é possível, somente com óptica linear, implementar uma transformação linear geral de um photon qudit para outro. Eu realmente não quis saber o que isso quer dizer; quem sabe alguém me conta...
Só para provar que realmente olho na parte de óptica quântica, lá embaixão, há um artigo que poderia ser de quantum info: "Effects of frequency correlation in linear optical entangling gates operated with independent photons," por M. Barbieri. Entre outras coisas, este artigo lida com Bose-Einstein coalescence de fótons e parametric down conversion. É a tal de coalescência de fótons na superfície de um beam splitter que possibilita a construção de portas lógicas. Aparentemente, coalescência de fótons, neste caso, é quando eles se juntam por causa da estatística de Bose-Einstein que fótons obedecem. Vivendo e aprendendo...
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário