quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Eu preciso de uma ancilla

Na Phys. Rev. Focus, tudo igual a ontem. Na PRL, nada que tenha muito de informação quântica.

Na PRA, saiu uma Rapid: "Distributed quantum-information processing with minimal local resources", por Earl T. Campbell. É um artigo excelente para quem quer dar uma revisada nos desenvolvimentos recentes em correção de erros e não sabe quais referências olhar. Basta ler a introdução deste autor e seguir as referências que ele cita e o leitor pode configurar uma idéia bem geral da área, se é que o interesse for correção de erros, sem dynamical decoupling. O artigo em si não considera erros arbitrários; trata o caso de defasagem apenas. É relevante para certos casos em que outros erros são raros ou inexistentes, ou quando outros erros podem ser convertidos em erros de fase. Resta saber se a morte súbita pode realmente ser eliminada com esse procedimento, o que eu acho que não. No entanto, quem achar que tem algum argumento interessante pró ou contra o que acho, por favor, deixe um comentário, que será bem vindo!

Agora, eu estou pasmo com o seguinte artigo: "Efficient classical simulation of the approximate quantum Fourier transform", por Nadav Yoran e Anthony J. Short. No entanto, o algoritmo de Shor é composto de dois elementos e a transformada de Fourier quântica aproximada é apenas um deles. Os autores alertam que o outro elemento, a exponenciação modular, não pode ser eficientemente simulada (em tempo polinomial) em um computador clássico.

Nenhum comentário: