terça-feira, 9 de outubro de 2007

Gênesis

Bem, hoje é o primeiro dia em que parto para a jornada de anotar meu monitoramento da Physical Review. O objetivo é me manter informado e, ao mesmo tempo, manter informado o leitor sobre o que acompanho na Physical Review Letters e Physical Review A, sobre teoria de informação quântica. Reservo-me a escolher os artigos para mencioná-los de acordo com meus próprios interesses, meu estado de espírito e minha competência em detectar coisas relevantes. Quem acompanhar este blog poderá ter uma idéia de como é que minha própria pesquisa caminha, pois somente rastrearei as idéias mais correlatas aos trabalhos em que eu estiver envolvido durante meu monitoramento. Sejam bem vindos ao meu blog!

Sempre checo o Physical Review Focus, mas hoje não há nada digno de nota sobre informação quântica. Na primeira Seção da PRL, Geral, há um artigo hoje que talvez seja de interesse: "Strong Monogamy of Bipartite and Genuine Multipartite Entanglement: The Gaussian Case", por Gerardo Adesso e Fabrizio Illuminati. Eu confesso não ter entendido muito do abstract, mas li o suficiente para saber que, no momento, não estou interessado em medidas de emaranhamento para mais do que duas partículas. Os autores, pelo que li, colocam o seguinte: "
Is multipartite entanglement monogamous?—In the
present Letter, we wish to investigate if and to what extent
sharing constraints can be established not only for bipartite
but also for multipartite entanglement." Assim, o leitor fica convidado a ler o artigo e julgar se há monogamia entre emaranhamento de múltiplas partículas.

Já na PRA, há um artigo que toca pontos de nosso interesse: "Controlled dynamics of qubits in the presence of decoherence", por D. D. Bhaktavatsala Rao (Department of Physics, Indian Institute of Technology, Kanpur-208016, India). Este autor trata um banho de spins e um campo magnético externo que é estático ao longo do eixo z e oscilante no plano xy, exatamente como eu, o Felipe e o Zé Edu temos utilizado. Esses banhos de spins são realmente relevantes, pois no caso de quantum dots as fontes principais de ruído são acoplamentos dos spins eletrônicos, usados como os qubits, e os spins da vizinhança.

Bem, por hoje é só, folks! Mas, só para deixar mais específico o escopo de meu monitoramento, na PRL eu olho apenas a parte geral e a parte de física atômica, molecular e óptica; na PRA, eu olho apenas os conceitos fundamentais, a parte de informação quântica e a parte de óptica quântica, para rapids, regulars e briefs. Também não ligo muito, mesmo dentro destas áreas, para coisas distantes de nossos interesses aqui no IFSC.

Nenhum comentário: