sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Cadê minha vacina?

O destaque na PRFocus de hoje é sobre redes: "Connections Get You Everywhere, but Slowly." A maior conseqüência disto, ao meu ver, pelo que li, é que não é necessário realmente desconectar um portador de vírus do resto da rede de possíveis contagiados, mas apenas diminuir o número de contatos. Assim, se distribuíssemos vacinas para um número suficiente de cidadãos, ao invés de a todos, ainda assim uma epidemia poderia ser controlada, em princípio.
Em foco há também um tópico interessante para físicos: "Relativistic Thermodynamics." Aparentemente, termodinâmica relativística é um assunto polêmico e tem sido assim durante todo o tempo, desde o advento da teoria da relatividade.
Para quem gosta de Casimir effects, tem, na PRL, o artigo: "Casimir Forces between Arbitrary Compact Objects," por T. Emig N. Graham, R. L. Jaffe e M. Kardar. Pelo visto, o trabalho apresenta resultados analíticos! Deve ser bom para quem gosta disso.
Também tem um artigo sobre emaranhamento de múltiplas partes: "Regional Versus Global Entanglement in Resonating-Valence-Bond States," por Anushya Chandran, Dagomir Kaszlikowski, Aditi Sen(De), Ujjwal Sen e Vlatko Vedral. Estes autores clamam que estados de ligação ressonante de valência em redes bidimensionais ou de maior dimensão (suponho tridimensionais) são genuinamente emaranhados entre múltiplas partes, com poucos emaranhamentos de dois sítios apenas.
Se alguém se interessa por algoritmos quânticos, a PRL tem também o artigo: "Adiabatic Quantum Search Scheme With Atoms In a Cavity Driven by Lasers," por
D. Daems e S. Guérin. Trata-se de termos um objeto marcado no meio de um bocado de outros objetos em uma lista desordenada e desejarmos procurar pelo objeto marcado. Os autores promovem um algoritmo quântico de busca usando passagem adiabática em um sistema de lasers, cavidade e átomos.
E vou deixar a PRA para depois ainda.

Nenhum comentário: