quinta-feira, 25 de outubro de 2007

China rules!

Nada novo na PRFocus hoje. Na PRL tem o artigo que li hoje: "Unitary Transformations Can Be Distinguished Locally," por Xiang-Fa Zhou, Yong-Sheng Zhang e Guang-Can Guo. São todos autores chineses, suponho, do Key Laboratory of Quantum Information, University of Science and Technology of China, Hefei, Anhui, People's Republic of China. Eles demonstram um teorema que afirma ser possível identificar transformações unitárias não locais através de operações locais e comunicações clássicas. Por incrível que pareça, com a repetição finita de operações locais e comunicações clássicas, é possível discriminar operações unitárias de N partículas. Então, se um estado fatorado for adequadamente escolhido, basta rodar a operação desconhecida e medir o estado localmente, comunicando o resultado para os outros observadores que, por sua vez, medem localmente outras partículas. Com isso, os autores mostram como determinar a operação desconhecida, isto é, saber representá-la, especificando suas propriedades não locais. Não é incrível? Eu realmente li o paper de trás para frente e achei ótimo. Se ler de frente para trás for melhor ainda, me digam.
Ontem e hoje não olhei a PRA porque tenho gastado todo o meu tempo destinado a este blog lendo estes últimos dois artigos para melhor descrevê-los. Em breve, quando conseguir resistir à compulsão de ler antes, eu mandarei detalhes sobre a PRA.

Nenhum comentário: