quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

2008

Estou de volta! Esta postagem vai ser um tanto longa, pois há um acúmulo substancial de novos artigos interessantes que apareceram. Notem que agora monitoro PRA, PRL, PRFocus, Nature, Nature Physics, Science e PNAS.

O primeiro artigo que notei e que acho deveras interessante apareceu em 10 de dezembro de 2007 na PRA: "Sequential weak measurement," por Graeme Mitchison, Richard Jozsa e Sandu Popescu (disponível também como arXiv:0706.1508). Neste artigo, os autores elaboram uma generalização da chamada medição fraca: medição em um limite em que as perturbações, causadas pela medição, ao estado medido vão a zero. Este conceito é bastante interessante e os autores estendem o formalismo para o caso em que várias observáveis são medidas seqüencialmente, inclusive quando algumas não comutam entre si. Neste caso, há como obter informação extra sobre o sistema, que não poderia ser obtida com a medição usual. No artigo há também uma discussão sobre computação quântica contrafatual. Dito de uma forma bem simples, uma computação é contrafatual quando uma medição é realizada no final de uma computação e a interpretação do resultado desta medição implica que o computador jamais fora ligado durante a computação.
Em 17 de dezembro, na PRL, saiu o artigo: "Knill-Laflamme-Milburn Linear Optics Quantum Computation as a Measurement-Based Computation," por Sandu Popescu, que é um dos autores do artigo que menciono no parágrafo anterior. Essencialmente, o título do paper resume bem o que o autor expõe. Neste mesmo dia também saiu o artigo: "Creating and Probing Multipartite Macroscopic Entanglement with Light," por M. Paternostro, D. Vitali, S. Gigan, M. S. Kim, C. Brukner, J. Eisert e M. Aspelmeyer. Em 19 de dezembro, também na PRL, saíram dois artigos importantíssimos na PRL: "Demonstration of a Compiled Version of Shor's Quantum Factoring Algorithm Using Photonic Qubits," por Chao-Yang Lu, Daniel E. Browne, Tao Yang e Jian-Wei Pan, e "Experimental Demonstration of a Compiled Version of Shor's Algorithm with Quantum Entanglement," por B. P. Lanyon, T. J. Weinhold, N. K. Langford, M. Barbieri, D. F. V. James, A. Gilchrist e A. G. White. Todos estes quatro artigos tratam de fótons.
No dia 19 de dezembro, na PRA, saiu o artigo: "General entanglement-assisted quantum error-correcting codes," por Min-Hsiu Hsieh, Igor Devetak e Todd Brun (também disponível como arXiv:0708.2142). Estes autores combinaram correção de erros por operadores com correção de erros assistida por emaranhamento. Aparentemente, esta nova abordagem a códigos de correção de erros é a mais recente e geral.
Na Nature Physics de 23 de dezembro saiu o artigo: "Evolution equation for quantum entanglement," por Thomas Konrad, Fernando de Melo, Markus Tiersch, Christian Kasztelan, Adriano Aragão e Andreas Buchleitner (também disponível como arXiv:0708.0180). Neste artigo os autores apresentam a evolução temporal do emaranhamento de duas partes quando uma das componentes passa através de um canal ruidoso.
Por hoje é só, mas ainda há muito mais que mencionar em outras postagens, com referência a este período de transição de 2007 a 2008.

Nenhum comentário: