quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Agora também monitoro Reviews of Modern Physics

Fico feliz por anunciar que a partir de agora passo a monitorar também os artigos da Reviews of Modern Physics (RMP). Não há nada novo hoje, no entanto.

Em 23 de janeiro, na PRA, saiu o artigo: "Three-qubit phase gate based on cavity quantum electrodynamics," por Jun-Tao Chang e M. Suhail Zubairy. Dando uma olhada neste artigo, achei que parece ser de interesse para quem estuda óptica quântica.

Também em 23 de janeiro, na PRA, apareceu: "Controlled-NOT gate for multiparticle qubits and topological quantum computation based on parity measurements," por Oded Zilberberg, Bernd Braunecker e Daniel Loss (também disponível como arXiv:0708.1062 [cond-mat.mes-hall]). Este artigo é interessante porque é um desenvolvimento de um procedimento anterior, em que as interações entre qubits são substituídas por medidas.

Em 23 de janeiro também apareceu o artigo na PRFocus: "Landmarks: What Makes the Stars Shine?," por Jason Socrates Bardi. É uma interessante história da descoberta da reação nuclear de fusão entre prótons, que deu o Nobel a Hans Albrecht Bethe em 1967, embora Carl Friedrich von Weizsäcker também tivesse obtido resultados similares na Alemanha na mesma época. Vale a pena ler para aumentar nossa cultura científica.

Em 24 de janeiro, na PRL, foi publicado o artigo: "Single-Qubit Lasing and Cooling at the Rabi Frequency," por Julian Hauss, Arkady Fedorov, Carsten Hutter, Alexander Shnirman e Gerd Schön (também disponível como arXiv:cond-mat/0701041 [cond-mat.mes-hall]). Um fato a ser observado aqui é que o arXiv tem mais detalhes do que a PRL. Este trabalho se refere a um experimento anterior e mostra que um qubit supercondutor, quando induzido a realizar oscilações de Rabi por campos externos, pode, inclusive, se tornar um laser de único átomo. Parece bastante interessante para os devotos da óptica quântica.
Eu não poderia deixar de mencionar o artigo que apareceu na PRA em 25 de janeiro: "Three-dimensional theory for light-matter interaction," por Martin W. Sørensen e Anders S. Sørensen (também disponível como arXiv:0711.0263 [quant-ph]). São dezenas de páginas de teoria básica, com diagramas de Feynman e tudo. O valor didático deste artigo creio ser inestimável.
Em 25 de janeiro, também na PRA, foi publicado o artigo: "Entanglement of a Laguerre-Gaussian cavity mode with a rotating mirror," por M. Bhattacharya, P.-L. Giscard e P. Meystre (também disponível como arXiv:0710.0687 [quant-ph]). Crendo que este trabalho deve interessar a várias pessoas da UFSCar e do IFSC, decidi mencioná-lo.
Como já observei antes, a pesquisa de medições fracas está em voga ultimamente e eis que surgiu mais um trabalho sobre isto na PRA, em 25 de janeiro: "Weak measurement and control of entanglement generation," por Charles Hill e Jason Ralph (também disponível como
arXiv:0709.4217 [quant-ph]).
Como sempre, a teoria de correção de erros apareceu de novo na PRL, em 25 de janeiro: "Fault-Tolerant Linear Optical Quantum Computing with Small-Amplitude Coherent States," por A. P. Lund, T. C. Ralph e H. L. Haselgrove (também disponível como arXiv:0707.0327 [quant-ph]).
Por hoje é só.

Nenhum comentário: