segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Quatro artigos da Physical Review e um artigo da Nature

Um artigo curioso apareceu em 15 de janeiro na PRA: "Tensor-product versus geometric-product coding," por Diederik Aerts e Marek Czachor (também disponível como arXiv:0709.1268). Este é um artigo muito estimulante para quem tem propensão geométrica. Os autores formulam uma teoria de computação baseada em álgebra geométrica e mostram que, do ponto de vista da álgebra geométrica, computação quântica é uma particularização de um método mais geral de computação.
Em 16 de janeiro apareceu, na PRL, o artigo: "Robust Quantum Error Correction via Convex Optimization," por Robert L. Kosut, Alireza Shabani e Daniel A. Lidar (também disponível como arXiv:quant-ph/0703274). Este artigo é extremamente específico, pois é um aperfeiçoamento da teoria de correção de erros, que já está bem avançada.
Também em 16 de janeiro, na PRL, foi publicado o artigo: "Weak Values and the Leggett-Garg Inequality in Solid-State Qubits," por Nathan S. Williams e Andrew N. Jordan (também disponível como arXiv:0707.3427). Este conceito de valores fracos se estabelece sobre o de medições fracas. A idéia é que os valores fracos são médias de resultados de medições fracas.
Finalmente, há também um artigo que saiu na PRA em 15 de janeiro: "Entanglement of multiparty-stabilizer, symmetric, and antisymmetric states," por Masahito Hayashi, Damian Markham, Mio Murao, Masaki Owari e Shashank Virmani (também disponível como arXiv:0710.1056). Este artigo também é bem matemático e versa sobre algumas medidas de emaranhamento para mais do que duas partes.
Para quem tem interesse, saiu na Nature o artigo: "Direct measurement of critical Casimir forces," por C. Hertlein, L. Helden, A. Gambassi, S. Dietrich e C. Bechinger (leia também "Physics: The force of fluctuations," por Sébastien Balibar).
Estes artigos terminam os que eu havia selecionado durante a virada do ano. Prometo ser mais seletivo nas próximas postagens.

Nenhum comentário: