segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

E depois do churrasco... Vida, abundante e com simples alegria

Estou aqui com um acúmulo de artigos de várias revistas para verificar. Notei que tem dois artigos interessantes que talvez sejam úteis para quem pesquisa óptica quântica, pois reportam sobre eletrodinâmica quântica de cavidades acopladas a quantum dots. Um deles é: "Linear and nonlinear optical spectroscopy of a strongly coupled microdisk–quantum dot system," por Kartik Srinivasan e Oskar Painter. O outro artigo é: "Controlling cavity reflectivity with a single quantum dot," por Dirk Englund, Andrei Faraon, Ilya Fushman, Nick Stoltz, Pierre Petroff e Jelena Vukovi.
Achei que talvez valesse a pena ler: "Life, abundant and with simple joy," por Sarah K. Castle, e valeu!
Tem também este artigo na PRL: "Experimental Test of the High-Frequency Quantum Shot Noise Theory in a Quantum Point Contact," por E. Zakka-Bajjani, J. Ségala, F. Portier, P. Roche, D. C. Glattli, A. Cavanna e Y. Jin. Um contato pontual quântico é algo maravilhoso: pode servir para detectar a carga de um único elétron! Shot noise é o ruído que aparece devido ao fato de que uma corrente elétrica é, na verdade, produzida pelo movimento de cargas discretas. Este artigo é importante porque é a primeira constatação direta da validade da teoria existente de shot noise.
Na Science saiu um review para quem tem interesse em computação quântica óptica: "Optical Quantum Computing," por Jeremy L. O'Brien. Aparentemente computadores quânticos puramente ópticos podem ser produzidos em princípio.
Na PRA tem um artigo sobre descoerência em quantum dot duplo de carga: "Decoherence dynamics of two charge qubits in vertically coupled quantum dots," por W. Ben Chouikha, S. Jaziri e R. Bennaceur. Estes autores usam dois elétrons acoplados a um reservatório de fônons e mostram vários aspectos da descoerência, inclusive calculam a concorrência no caso de emaranhamento.
Se eu tivesse realmente tempo de sobra, estudaria o artigo: "Quantum electrodynamics of qubits," por Iwo Bialynicki-Birula e Tomasz Sowiński. Estes autores escreveram um artigo de 23 páginas com diagramas de Feynman e tudo, com perturbação até quarta ordem, etc.. Consideram um sistema de dois níveis interagindo com o campo eletromagnético quantizado de forma geral e desenvolvem uma teoria muito bonita. Pena que hoje em dia meu ambiente exterior tem sido programado com "Publish or perish."
Saiu também uma Rapid Communication na PRA que discute a simulação clássica de parte do algoritmo de Shor: "Classical simulability and the significance of modular exponentiation in Shor's algorithm," por Nadav Yoran e Anthony J. Short.
Nosso artigo também saiu agora em dezembro, na PRA: "Continuous dynamical protection of two-qubit entanglement from uncorrelated dephasing, bit flipping, and dissipation," por F. F. Fanchini e R. d. J. Napolitano. Neste artigo nós mostramos que é possível usar desacoplamento dinâmico contínuo para proteger emaranhamento de qualquer tipo de perturbação externa por reservatórios bosônicos a temperatura finita.
É impossível fazer computação quântica segura de dois partidos: "Impossibility of secure two-party classical computation," por Roger Colbeck.
Também foi publicada na PRL uma generalização de um teorema negativo: "Generalized No-Broadcasting Theorem," por Howard Barnum, Jonathan Barrett, Matthew Leifer, e Alexander Wilce.
Na PRL saiu um artigo sobre descoerência em n qubits: "Decoherence of an n-Qubit Quantum Memory," por Thomas Gorin, Carlos Pineda e Thomas H. Seligman.
Finalmente por hoje, na PRL saiu um artigo que é bastante relevante também: "Frequency-Selective Single-Photon Detection Using a Double Quantum Dot," por S. Gustavsson, M. Studer, R. Leturcq, T. Ihn, K. Ensslin, D. C. Driscoll e A. C. Gossard. O interessante deste artigo é que os autores podem relacionar diretamente a detecção do tunelamento de um elétron com a emissão de um único fóton. Este artigo foi citado na Science.

Nenhum comentário: