terça-feira, 4 de dezembro de 2007

"Feed off the enemy" (Sun Tzu, in The Art of War)

Usando feeds, agora estou mais empowered a monitorar outros periódicos, além da Physical Review. Estarei monitorando também: PNAS, Nature, Nature Physics e Science. Continuo também a monitorar a PRFocus, PRA e PRL.
Na PRA ainda de novembro, tem um artigo que talvez venha a ser útil, inclusive para mim: "Correlated projection operator approach to non-Markovian dynamics in spin baths," por Jan Fischer e Heinz-Peter Breuer. O problema que tenho em mente quando me interesso por este tipo de assunto é o ruído em quantum dots. Lá, o acoplamento entre o spin eletrônico e o reservatório é não markoviano e é dado, principalmente, por interação hiperfina com os núcleos da vizinhança. Há outras fontes de ruído também, mas parece que a hiperfina é a dominante.
O mais interessante da semana que passou, li na science: "Coherent Control of a Single Electron Spin with Electric Fields," por K. C. Nowack, F. H. L. Koppens, Yu. V. Nazarov e L. M. K. Vandersypen. Estes autores são importantes no tópico de spin qubits em quantum dots e um artigo da Rev. Mod. Phys. apareceu sobre o tópico: "Spins in few-electron quantum dots," por R. Hanson, L. P. Kouwenhoven, J. R. Petta, S. Tarucha e L. M. K. Vandersypen. Note que Vandersypen aparece nos dois artigos e em último lugar (ergo, this must be "the Man"). Tenho andado impressionado com recentes experimentos em somente um único spin eletrônico. A realização experimental de interação emaranhadora em spins eletrônicos em quantum dots, através da interação de troca, já havia sido feita antes, por meios puramente elétricos: "Coherent Manipulation of Coupled Electron Spins in Semiconductor Quantum Dots," por J. R. Petta, A. C. Johnson, J. M. Taylor, E. A. Laird, A. Yacoby, M. D. Lukin, C. M. Marcus, M. P. Hanson, A. C. Gossard. Note, entre estes artigos, alguns autores comuns. Assim, hoje já é possível o controle puramente elétrico de um único par de spins eletrônicos, formando uma porta lógica universal. Já se pode controlar cada um dos elétrons separadamente e também realizar emaranhamento.

Nenhum comentário: