sexta-feira, 9 de novembro de 2007

De grão em grão...

Olá, estou de volta! Depois de um bom intervalo administrativo-burocrático, consegui me posicionar frente a frente com a Physical Review. Vamos ver o que consigo fazer em meia hora.

Na PRFocus apareceu um comentário que achei cool sobre um PRE que trata de dunas de Marte: "Martian Dunes Take Their Time." É interessante que, olhando dunas, puderam determinar que leva 50000 anos para os ventos mudarem 90 graus sua direção e este é aproximadamente o período de precessão do eixo de Marte. Wouldn't you say that is cool?

Bem, estou atrasadíssimo com a PRA; ainda não terminei a de outubro. Acho que hoje vou parar de ficar vendo tudo que pode ser interessante para todo mundo e vou focalizar apenas os tópicos que nos importa mais aqui no IFSC. Então, selecionando os artigos da PRA de outubro, temos: "Universal dephasing control during quantum computation," por Goren Gordon e Gershon Kurizki. Outro dia, Yehuda Band, que visitava o grupo de ótica daqui, mencionou-me Kurizki; parece que este cara tem feito coisas parecidas com o que nós temos feito aqui. Nesse artigo, em particular, eles tratam somente dephasing, mas li outros artigos deste autor que tratam outros casos também. Como um brief, achei interessante o artigo: "Quantum computation in semiconductor quantum dots of electron-spin asymmetric anisotropic exchange," por Xiang Hao e Shiqun Zhu. Creio que eu deva ler este artigo porque estamos agora mesmo trabalhando com a exchange isotrópica, pois é invariante por rotações. Mas parece que esses caras conseguem transformar a anisotrópica em isotrópica com campos externos, algo de nosso interesse aqui.
Bem, vou desistir da PRA de outubro, já que sempre há artigos interessantes e não podemos ler todos. Em próxima ocasião examinarei a PRA de novembro, também com seletividade. Talvez eu até mesmo pare de monitorar a parte de óptica quântica e concentre minha atenção apenas em quantum info. e fundamental concepts. Saudações!

Nenhum comentário: